APROVADA PELOS VEREADORES CAXIENSES, MOÇÃO APOIA EMENDA PARLAMENTAR QUE PREVÊ A DESTINAÇÃO DE RECURSOS AO HOSPITAL GERAL

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou uma moção de apoio à emenda parlamentar federal que beneficia o Hospital Geral. A aprovação ocorreu por unanimidade na sessão ordinária da quinta-feira, dia 11 de dezembro.

Proposta pela bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, a emenda parlamentar contempla obras de aquisição de imóveis e equipamentos e prevê recursos do Orçamento da União em 2015. Durante o debate, os vereadores destacaram a intenção da bancada gaúcha em garantir recursos federais para a conclusão das obras e a aquisição de móveis e equipamentos referentes à ampliação do HG. Eles salientaram que o hospital atende pacientes de 49 cidades da região e que, só em 2013, foram 11.045 internações e 19.845 atendimentos de urgência e emergência. Além disso, os parlamentares demonstraram a necessidade dos serviços oferecidos pela entidade hospitalar. Eles ressaltaram que o serviço de radioterapia, iniciado em agosto de 2014, contemplou 71 pacientes até outubro passado.

O requerimento também apontou que um prédio de 7,5 mil metros quadrados está sendo construído e vai possibilitar a oferta de 137 novos leitos, passando das atuais 218 para 355 unidades. As obras são resultado de uma parceria entre a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), a Prefeitura Municipal e o governo do Estado. Os recursos obtidos pela parceria somam R$ 12,5 milhões. Mesmo assim, o documento chama atenção para a necessidade de buscar recursos para a aquisição de móveis e equipamentos do complexo hospitalar, além de outros materiais, a fim de renovar o parque tecnológico.