UCSTV inicia processo de digitalização

Nesta semana, profissionais da emissora passaram por atividades com objetivo de conhecer mais sobre softwares de edição.

UCSTV inicia processo de digitalização.

A UCSTV iniciou na terça-feira, dia 12 de maio, o seu processo de digitalização com um curso para editores. Durante dois dias, profissionais da área foram envolvidos numa dinâmica de aprendizado, dentro do próprio espaço do canal, para aprofundar os conhecimentos no programa Edius 7, Full, que é um software de edição de vídeo profissional, da marca Grass Valley, multi layer, multi CODEC, com edição em real time e preview imediato. O curso é ministrado pela Line UP, empresa consultora da UCSTV, para a implementação do sistema digital. O responsável pela atividade é o coordenador de TI da Line Up, o paulistano André Urias. Essa é a primeira etapa e ao longo de 2015 pelo menos mais duas etapas serão realizadas.

Num futuro muito próximo, a UCSTV digital funcionará como uma plataforma tecnológica capaz de realizar a convergência de inúmeros serviços de comunicação, reduzindo a fronteira entre o canal, a Universidade e seus telespectadores.

O processo de digitalização
A produção de programação televisiva tem se deparado com novos desafios. Com a entrada do sinal digital, cada vez mais a televisão fará parte da vida das pessoas. A convergência permitirá ampliar as relações entre emissor e receptor, diminuindo a distância entre eles e possibilitando uma comunicação dialógica e bidirecional. A partir desta constatação, a UCSTV, que já soma 17 anos de funcionamento, e trabalha em canal aberto, abrangendo a região serrana do Estado do Rio Grande do Sul, reconhece a importância de realizar a convergência digital. A emissora foca na busca pela identidade da região, informando a audiência sobre as atividades, pesquisas, estudos e ações que a Universidade realiza. Mais do que informar, a função do canal é permitir a construção do conhecimento através da escolha de pautas e assuntos que instiguem a autonomia de pensamento. Por isso, com a entrada do sinal digital, esse trabalho poderá ser ampliado, aumentando o grau de influência sobre a comunidade em geral.

UCSTV inicia processo de digitalização.

Nesse sentido, a TV da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), assim como todos os canais de televisão do Brasil, está passando por um momento de convergência tecnológica. Já é sabido que a TV digital ainda está em fase de definições e, ao mesmo tempo, de implantação, o que demanda análise de como poder cumprir o que diz a legislação. Assim, a UCSTV começa a realizar a passagem do atual sistema para o novo, acompanhando as mudanças exigidas e, ao mesmo tempo, procurando manter a sua relação com as comunidades acadêmica e em geral, baseada na identificação da força local e regional.

Sobre a UCSTV
O Centro de Teledifusão Educativa (Cetel) é formado pela UCSTV em Caxias do Sul (cabo 15 e 24 UHF) e suas repetidoras: Flores da Cunha (11 VHF), São Marcos (13 VHF), Antônio Prado (9 VHF), Farroupilha (cabo 15), Bento Gonçalves (18 UHF e cabo 15), Veranópolis (12 VHF), Guaporé (40 UHF), Nova Prata (4 UHF), Gramado (52 UHF), Garibaldi (5VHF) e Carlos Barbosa (56 UHF); e pelas emissoras de rádio em Caxias do Sul (106.5 FM), Bento Gonçalves (89.9 FM) e Vacaria (106.1 FM).

Fotos: Adriana Antunes