Serviço de Radioterapia do Hospital Geral completa 1 ano de atividade

No período, a unidade prestou atendimento a 650 pacientes da região

No próximo dia 11 de agosto, terça-feira, o serviço de Radioterapia da Unidade de Oncologia do Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul completa um ano de atividades prestadas à comunidade. O serviço veio suprir a demanda dos pacientes da região, que necessitavam procurar atendimento em outras cidades do Estado.

Atualmente, o serviço de Radioterapia do HG atende a demanda dos 35 municípios, indicados pela 5ª Coordenadoria da Saúde, para atendimento na UNACON - Unidade de Alta Complexidade em Oncologia. O serviço chegou a funcionar 16 horas diárias e trata, em média, 90 pacientes por dia, contemplando toda a demanda reprimida da região. Em um ano, passaram pela radioterapia do HG 650 pacientes. Hoje são ofertadas 48 novas consultas mensais e uma média de 62 pacientes por dia realizam tratamento.

A radioterapia do HG conta com um acelerador linear, aparelho que possibilita modernas técnicas de tratamento, para vários tipos de tumores. A Unidade presta assistência integral e sistematizada, oferece serviços de oncologia e hematologia - adulto e pediátrico, cirurgia oncológica e a radioterapia. Além do atendimento multiprofissional: medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, assistência social, farmácia, entre outros.

Apoio voluntário

A UNACON ainda conta com o trabalho de voluntários que oferecem suporte aos pacientes em tratamento, tais como:
Grupo Amigas de Peito e Alma, que administram o Banco de Perucas do Hospital e realizam o empréstimo de perucas e a doação de lenços.
Liga Feminina de Combate ao Câncer que auxilia com a doação de medicamentos e suplementos.
Voluntários do Serviço de Recreação Terapêutica que realizam diversas oficinas de artesanato com os pacientes adultos e infantis.