Programa "Dito e Feito" da Rádio São Francisco é transmitido ao vivo do Gabinete do Reitor

A primeira externa do ano do programa "Dito e Feito", da Rádio São Francisco AM, da Rede Sul de Rádio, foi transmitida, ao vivo, nesta manhã de quinta-feira (5), do Gabinete do Reitor. O programa, conduzido pelo jornalista Alberto Meneguzzi, teve a participação do reitor Evaldo Kuiava, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, José Carlos Köche; do assessor de Planejamento e Orçamento, Jayme Paviani, e do presidente da Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Ambrósio Luiz Bonalume. Os 48 anos da UCS, completados recentemente, foram a pauta do programa, que também abordou o papel que a Instituição exerce na sociedade.

O reitor Evaldo Kuiava agradeceu a iniciativa da Rede Sul de Rádio, que possibilitou um contato direto entre os gestores da Instituição e os ouvintes da emissora, divulgando assim a missão, as diretrizes e as principais ações da Universidade de Caxias do Sul perante a sua comunidade. "Nos sentimos muito honrados em acolher a Rádio São Francisco em nossa Universidade. Nossa Instituição e a Rádio São Francisco têm muito em comum, pois estamos comprometidos com a formação integral das pessoas".

Durante uma hora, os convidados puderam aprofundar os aspectos que diferenciam uma Universidade das demais instituições de ensino superior, explicando que, além do ensino de graduação, que reúne cerca de 30 mil alunos, a Universidade de Caxias do Sul mantém programas de pós-graduação stricto sensu, com 14 mestrados e seis doutorados, e Núcleos de Pesquisa e de Inovação, de onde provêm novos conhecimentos e ideias que irão gerar o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural a ser disponibilizado para a comunidade. Os gestores aproveitaram para esclarecer sobre a recente conquista que foi o reconhecimento, pelo Governo Federal, das universidades comunitárias como Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), que, entre outras mudanças, permite que a Universidade concorra a editais públicos. "A Universidade é um universo complexo. Ela faz ensino, faz pesquisa e faz extensão. Uma universidade comunitária é essencialmente extensionista. Nossa função não é somente preparar bons profissionais, mas é também oferecer assessorias, colocando o conhecimento aqui produzido a serviço da sociedade". A afirmação do professor Paviani foi completada pelo reitor: "todos os recursos obtidos pela Universidade são reinvestidos na Instituição e essa é uma característica forte de uma universidade comunitária". Por sua vez, o presidente do Conselho Diretor da FUCS destacou, como mais um diferencial da Universidade, poder dispor do Hospital Geral de Caxias do Sul nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, especialmente na área da Saúde.

Os programas de concessão de bolsas, entre eles o ProUni; o financiamento estudantil; as ações de apoio ao estudante durante a sua trajetória acadêmica; e as parcerias que a Universidade mantém com organizações civis e o setor público também estiveram na pauta do Programa, que tem alcance em várias cidades da região de abrangência da Universidade de Caxias do Sul.

Ao final, o reitor enfatizou a importância de programas como esse, que visam ampliar o grau de informação da comunidade sobre as entidades e instituições que atuam para promover o desenvolvimento da região.

Ouça o programa na íntegra: 1º Bloco 2º Bloco

Fotos: Claudia Velho