Perucas de lã com motivos infantis serão doadas para o Hospital Geral

Material, que será entregue na quarta-feira, é uma iniciativa é do Grupo de Convivência da UBS Esplanada.

Na próxima quarta-feira, dia 8 de junho, o Hospital Geral irá receber perucas de lã com motivos infantis que foram produzidas para as crianças em tratamento oncológico. A doação - uma iniciativa do Grupo de Convivência da Unidade Básica da Saúde (UBS) Esplanada - acontece às 10 horas, na sala de recreação pediátrica da Unacon.

O Grupo de Convivência da UBS Esplanada, coordenada pela dentista Melissa Zorzi Tieppo e pela enfermeira Aneli Pellenz, produziu perucas inspiradas nas princesas da Disney, como a Elsa, Ariel e Rapunzel. Já para os meninos, estão em confecção gorros de lã inspirados em personagens como Minions, Olaf e personagens do filme Monstros S.A .

A ação também ganhou o apoio do curso de Corte e Costura do SENAI, que vai confeccionar pijamas para as crianças conforme o modelo da peruca. O objetivo é melhorar a autoestima das crianças em tratamento oncológico e ajudar a proteger do frio rigoroso deste inverno. Para o sucesso da iniciativa, diversos grupos se mobilizaram. Estudantes da área da saúde da UCS e da Faculdade da Serra Gaúcha criaram ações para arrecadar os kits - com lã, fitas e flores - que são utilizados para confeccionar as perucas. Além disso, a comunidade caxiense também se mobilizou e doou kits para a UBS.

Na solenidade, as perucas serão entregues para nove meninas e os gorros serão entregues para 13 meninos.

Grupo de Convivência

O Grupo de Convivência da UBS Esplanada é composto por cerca de 45 pessoas, que faz cursos de artesanato - pinturas em tecidos, crochê, tricô e macramê - e recebe informações de saúde - orientações nutricionais, combate ao Aedes aegypti e medidas preventivas para evitar o vírus H1N1. O grupo tem como objetivo realizar ações de promoção e prevenção à saúde. Os encontros ocorrem sempre às quartas-feiras, a partir das 13h30min, na Unidade de Saúde.

Fotos: Andressa Gallo