Orquestra abre temporada 2015 do Programa Quinta Sinfônica e homenageia os 48 anos da UCS

Evento teve a presença de três ex-reitores da UCS: Abrelino Vicente Vasata, Luiz Antonio Rizzon e Isidoro Zorzi

Na noite desta quinta-feira, dia 12, no UCS Teatro, o presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Ambrosio Luiz Bonalume, e o reitor Evaldo Kuiava receberam o público que veio prestigiar o primeiro concerto que marcou o início da Temporada 2015 do Programa Quinta Sinfônica e prestou uma homenagem aos 48 anos da Instituição, comemorados em 10 de fevereiro deste ano. Entre os convidados, destacavam-se três ex-reitores da UCS, Abrelino Vicente Vasata (1974-1987), Luiz Antonio Rizzon (2002-2006) e Isidoro Zorzi (2006-2014), e o vice-prefeito de Caxias do Sul, Antonio Roque Feldmann. Alunos, professores e membros da Reitoria também prestigiaram o evento.

Em discurso, o reitor Evaldo Antonio Kuiava, falou sobre as conquistas e o empenho de cada geração que passou pela Universidade, que contribuíram para tornar a Universidade o que ela é hoje. Ao falar sobre o futuro da Instituição, o reitor reafirmou o que havia dito no seu discurso de posse, em maio de 2014: "A melhor maneira de se preparar para o futuro é planejá-lo com objetivos claros e metas bem definidas". Ele também enfatizou que a Instituição hoje se constitui em um espaço de diálogo e cordialidade. "O sentimento é de orgulho e agradeço a todos os que contribuíram para o alcance dos objetivos da Instituição", finalizou o reitor.

Beethoven e Tchaikovsky

O espetáculo apresentou o encontro da literatura e da música, com obras de dois grandes gênios da história da música, Beethoven e Tchaikovsky. Os textos foram inspirados em produções de Goethe e Shakespeare. A regência foi do maestro Manfredo Schmiedt e para a interpretação da primeira obra, Egmont Op. 84, composta por Ludwig van Beethoven, o concerto teve a participação da solista Elisa Machado (soprano) e de Ricardo Barpp que fez a narração do texto de Goethe durante a execução da obra.

A segunda peça apresentada foi a "A Tempestade" de Piotr Ilitch Tchaikovsky, baseada na última peça escrita por William Shakespeare e considerada uma de suas obras primas.

Programação

O maestro Manfredo Schmiedt apresentou a agenda de espetáculos do Programa até julho, que pode ser acompanhada no UCS Cultural. A próxima edição do Programa Quinta Sinfônica será no dia 9 de abril e terá a participação da solista Gabriela Job Di Laccio (soprano coloratura) e com a regência do Maestro Diego Biasibetti. O maestro também anunciou a gravação de um DVD da Orquestra, a ser produzido em julho deste ano.

A Orquestra Sinfônica da UCS tem como parceira a Unimed Nordeste-RS e o apoio do LionsEduC.