HOSPITAL GERAL RECEBE CERTIFICADO DE ACREDITADO PLENO

Instituição de saúde cumpre com os requisitos de qualidade e segurança recomendados pela Organização Nacional de Acreditação.

Em solenidade realizada no final da tarde desta quarta-feira, dia 24, no Salão de Atos da Reitoria da Universidade de Caxias do Sul, o Hospital Geral de Caxias do Sul (HG) recebeu o certificado de Acreditado Pleno ou nível II do título concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação é conferida a Instituições de saúde que cumprem com os requisitos de qualidade e segurança recomendados pela organização.

O selo ao HG foi entregue pelo auditor do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), Cristian Hart Ferreira, ao presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Ambrósio Luiz Bonalume, ao reitor da UCS Evaldo Antonio Kuiava e aos diretores do Hospital Geral, Sandro Junqueira (diretor-geral), Raul Ângelo Balbinot (diretor-técnico) e Petrônio Fagundes de Oliveira Filho (diretor de ensino).

O auditor do IBES, Cristian Hart Ferreira, salientou a solidez e a maturidade encontrada na gestão do Hospital Geral, durante a visita de processo de certificação da Instituição. "Entre os pontos fortes percebidos foram o sentimento de pertencimento de toda a equipe do Hospital, pessoas engajadas que sentem a Instituição como sendo sua; a estrutura compartilhada de gestão e a capacidade de integração entre a Universidade e o Hospital - isso nos chamou a atenção".

O reitor Evaldo Antonio Kuiava, que se manifestou também em nome do presidente do Conselho Diretor da FUCS, enfatizou que a conquista da certificação é coletiva. "A parceria é importante, pois há a relação de formação acadêmica, com a presença de nossos alunos e professores, que contribuem com a qualificação do Hospital Geral. Essa conquista pertence a todos nós".

Para o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, "procuramos envolver todos os nossos funcionários, rever nosso planejamento para melhorar a nossa gestão e contamos com a satisfação de nossos usuários. Este é o certificado de qualidade do excelente trabalho que os quase mil colegas executam no HG". O comprometimento dos profissionais que trabalham no hospital também foi apontado pelo vice-prefeito de Caxias do Sul, Antonio Feldmann, que referendou "o orgulho do trabalho feito pela equipe do Hospital." Segundo ele, "sabemos o que signfica o Hospital Geral para toda a nossa região nos serviços de excelência na área da saúde".

Representando a secretaria Estadual de Saúde, a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Solange Sonda, disse que "a comemoração não é somente do Hospital Geral. É de toda uma região, de 49 municípios. Sabemos que temos dificuldades, mas também temos avanços. Nós, o Estado, somos parceiros do Hospital e sentimos orgulho do comprometimento dos funcionários da Instituição".

Acreditado pleno

Uma organização, serviço ou programa de saúde Acreditado Pleno, além de cumprir com as exigências de Nível I, dispõe de um sistema de planejamento e organização focado na "gestão integrada" dos processos. São inúmeras as vantagens e benefícios de uma instituição possuir o certificado, entre elas: maximizar a segurança para os pacientes, melhorar a qualidade da assistência, aprimorar a gestão e o trabalho em equipe, e o aprendizado e a melhoria contínua.

Em fevereiro de 2014, o HG recebeu o Nível I, que certifica que a Instituição cumpre com as exigências para um atendimento seguro para os pacientes e profissionais. Desde então, as equipes trabalharam o aprimoramento e a gestão dos processos, já objetivando o Nível II do certificado. A Acreditação é uma certificação semelhante a ISO, mas exclusiva para Instituições de saúde: ela avalia o desempenho dos processos administrativos e junto aos pacientes.

Com essa conquista, o HG garante a qualidade e a segurança da assistência, por meio de padrões previamente aceitos, conforme a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), além da legislação vigente no país.

Fotos: Claudia Velho