Hospital Geral realiza captação de órgãos para transplante

O Hospital Geral de Caxias do Sul realizou, na semana passada, a captação de vários órgãos para transplante. Além da captação de fígado, rins e córneas, também houve a captação de coração. O trabalho foi realizado pela Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HG, que atua em conjunto com o Comitê Municipal de Doação. Trata-se de uma trabalho de grande importância, pois vai desde a busca de pacientes até o contato com a Central de Transplantes, para a captação dos órgãos e tecidos do doador.

De acordo com o coordenador da Comissão, o médico Claiton Canever, a atuação rápida dos profissionais é fundamental, "mas mais importante é a família aceitar a realização da doação, que irá beneficiar pessoas que aguardam por um transplante de órgão, oportunizando maior qualidade de vida para essas pessoas".

A equipe da Central de Transplantes de Porto Alegre realizou a captação dos órgãos no Hospital Geral, que foram destinados a pessoas que estavam na lista de espera de transplantes. A Central de Transplantes inicialmente busca um receptor na região e no estado: não encontrando, parte para a lista nacional.