Hospital Geral desenvolve técnica do banho de ofurô entre os recém-nascidos da UTI Neonatal

A equipe da UTI Neonatal do HG está desenvolvendo, entre os bebês recém-nascidos, a técnica de banho de ofurô, também conhecido como banho de balde.

O banho tem propriedades terapêuticas e é capaz de tranquilizar o bebê, que passa por inúmeros procedimentos durante sua permanência na UTI. A técnica é acompanhada por profissionais da equipe de enfermagem e de fisioterapia que receberam capacitação para realizar o banho de forma adequada.

Segundo a fisioterapeuta do HG, Déborah Florian, o balde onde os bebês são colocados recria o ambiente uterino, o que auxilia na adaptação dos recém-nascidos, proporcionando tranquilidade e relaxamento e minimizando o estresse. De acordo com a fisioterapeuta, a técnica ainda favorece o ganho de peso, estimula o desenvolvimento neuropsicomotor, melhora a resposta imunológica e, quando realizada com a participação dos pais estimula o vínculo com o bebê. Para o procedimento, a água deve estar, no máximo, até os ombros da criança, numa temperatura de 37 graus. Associada ao banho, também está a técnica de musicoterapia, que auxilia e possibilita melhores resultados, criando um ambiente mais aconchegante para o bebê e para a equipe desenvolver o banho.