FUCS INVESTE EM UPGRADE DO APARELHO DE RADIOTERAPIA DO HOSPITAL GERAL DE CAXIAS DO SUL

A Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) fez um investimento de mais de um milhão de reais no upgrade do Acelerador Linear da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral de Caxias do Sul. O upgrade consiste na instalação do Multi-Leaf ou colimador de múltiplas lâminas e, com essa atualização do equipamento, o tratamento de radioterapia oferecido no Hospital Geral passa a ser um dos mais modernos de todo o interior do Estado, igualando-se a tratamentos realizados na capital.

Para se desenhar os campos de radiação conforme a geometria do volume-alvo, existem duas técnicas: a confecção de blocos de alloy e Colimador Multi-Leaf (MLC). O tratamento na Unacon, até esse momento, era realizado na primeira opção, ou seja, em blocos de alloy: utilizavam-se blocos com oito centímetros de altura de uma liga metálica chamada alloy, composta de vários metais pesados confecionados para cada paciente, em torno de quatro a seis blocos. Para cada campo de radiação, o técnico tinha a necessidade de entrar na sala para trocar o bloco, ou seja, entre quatro a seis vezes para cada paciente, por dia. Desta forma, o tempo em que o paciente deveria permanecer imóvel era maior.

Na segunda opção, com o colimador de múltiplas lâminas ou Multi-Leaf - que é o upgrade realizado na máquina - o próprio aparelho instalado no acelerador gera o desenho de campo. Assim, não há mais a necessidade do técnico entrar na sala durante o tratamento: com isso, pode-se realizar o tratamento com mais pacientes num mesmo período de tempo, pois eles permanecem menos tempo dentro da sala.

Com o sistema de múltiplas lâminas, o registro do histórico do tratamento do paciente passa a ser feito também por um sistema de gerenciamento informatizado, o que anteriormente acontecia manualmente na ficha de tratamento de cada paciente.

Outras técnicas

O upgrade da máquina ainda possibilita realizar uma outra técnica de tratamento, chamada de Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT): durante o tratamento, as lâminas Multi-Leaf se movimentam, o que viabiliza aumentar a dose de radiação no tumor sem afetar os tecidos sadios.

Com o investimento, a ideia é poder atender entre 80 e 100 pacientes/dia. O Serviço de Radioterapia da Unacon está em funcionamento desde o dia 11 de agosto.