Diretor de Ensino do Hospital Geral de Caxias do Sul lança obra na área da saúde.

O diretor de Ensino do Hospital Geral de Caxias do Sul e professor das disciplinas de Pediatria, Epidemiologia e Bioestatística dos cursos da área da Saúde da Universidade de Caxias do Sul, Petrônio Fagundes de Oliveira Filho, lança a obra "Epidemiologia e Bioestatística - fundamentos para leitura crítica", pela Editora Rubio.

A obra, de 248 páginas, é uma ferramenta útil que ajuda a compreender informações técnicas, as quais chegam com rapidez e volume cada vez maiores e, ocasionalmente, com nível de evidência questionável. Por isso, segundo o autor, "é preciso que estudantes e profissionais das áreas biomédicas adquiram competências para julgar a validade e a importância clínica de artigos científicos. Consequentemente, nos últimos anos, a Bioestatística e a Epidemiologia, aliadas à Informática, vêm se tornando fundamentais para a leitura crítica".

O objetivo do livro foi o de manter uma linguagem acessível tanto ao aluno de graduação e de pós-graduação quanto ao profissional da saúde. A teoria é seguida de exemplos que tornam os conceitos mais compreensíveis. O livro busca focar naquilo que é, com mais frequência, encontrado na literatura científica biomédica, como: características das variáveis estudadas; modo de apresentação; medidas resumidoras e de dispersão; conceitos básicos em epidemiologia; delineamentos de pesquisa; estimativas e testes de hipóteses; e estrutura de um artigo científico e avaliação de qualidade.

Ao final do livro, há 50 exercícios resolvidos que facilitam o entendimento dos conceitos.