Coordenador da área de Cirurgia ocupará cadeira na Academia Sul-rio-grandense de Medicina

O coordenador da área de Cirurgia e da Residência Médica em Cirurgia do Hospital Geral, professor Darcy Ribeiro Pinto Filho, foi eleito a ocupar uma das cadeiras na Academia Sul-rio-grandense de Medicina. A eleição ocorreu no dia 28 de março na sede da Academia em Porto Alegre. As sete vagas oferecidas foram concorridas por 16 médicos do Rio Grande do Sul.

Darcy Pinto Filho é médico há 31 anos, formado pela Universidade de Caxias do Sul, onde exerce atividade docente há 26 anos. Com formação em cirurgia torácica, foi presidente fundador da Sociedade de Cirurgia Torácica do Rio Grande do Sul e é o atual presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica.

Para ele, ocupar uma cadeira na Academia Sul-rio-grandense de Medicina representa um dos momentos mais importantes de sua vida profissional. "Minha atividade médica sempre esteve gravitando entre a docência, a produção científica e a medicina associativa. Nesse tempo, consolidei o meu amor pela medicina, que herdei do meu pai, médico pioneiro em Tramandaí, e que, para minha felicidade, pude transmitir aos meus filhos, dois médicos e uma médica veterinária."

Para o professor, pertencer à academia representa um sonho acalentado e uma oportunidade de conviver com o pensamento e as ações dos médicos que fizeram e continuam fazendo a história da Medicina no Rio Grande do Sul.

A Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina foi fundada em 19 de maio de 1990, em Porto Alegre, onde tem sua sede. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, regida por estatuto próprio, que tem por missão contribuir para o desenvolvimento da Medicina, colaborando com as autoridades oficiais em assuntos relativos à Saúde Pública e problemas correlatos, apresentando sugestões, solicitando providências.