CETEC: ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO EXIBEM SUAS PESQUISAS NA MOSTRA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA 2014

Mostra Científica e Tecnológica do CETEC, coordenada pelos professores Gustavo Rubbo Siqueira, de Biologia, e Alex Paulo Koltz, de Física, faz parte do Projeto Integrado da 2ª série "EU sou Ciência"

O acadêmico Kauê Pelegrini, da Engenharia Ambiental, o coordenador de Pesquisa da UCS, Mauricio Silveira, e os professores Neide Pessin, Odilon Giovannini Júnior, Valquíria Villas Boas Gomes Missell, José Arthur Martins, e Venina dos Santos, do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia (CCET), fizeram um parada nas suas atividades acadêmicas para ir conhecer o que os estudantes do segundo ano do CETEC andam pesquisando. Eles visitaram na manhã de hoje (12) as salas onde estão expostos os 40 trabalhos da Mostra Científica e Tecnológica 2014 e conversaram com os estudantes sobre a importância da pesquisa na escola e sobre o efeito que projetos desse tipo podem ter na aprendizagem e nas escolhas ao longo da vida acadêmica e profissional. Separados por área do conhecimento (Exatas, Humanas e Sociais, e da Vida), os trabalhos estavam expostos em três salas de aula e seus autores explicaram aos visitantes o caminho que percorreram para chegar aos resultados ali apresentados.

Entre os temas pesquisados pode-se perceber algumas das preocupações do jovem contemporâneo como, por exemplo: a dependência da internet; a depressão entre os jovens; a influência da mídia na visão política e social; a reciclagem do lixo doméstico e o melhor aproveitamento da água residual; as formas alternativas de obter energia elétrica; as vantagens da hidroponia, dos inseticidas naturais, da energia eólica, da produção de sabão ecológico e da alimentação vegana e vegetariana; o poder da mente; a memória; o medo; e o consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens.

O sonho de ser um cientista pode começar na escola.
"Desde criança, bem pequeno, eu já dizia que queria ser cientista e fazer a diferença no mundo. Hoje, faço Engenharia Ambiental na UCS, sou bolsista de iniciação científica e participo de um projeto de pesquisa, com pesquisadores de outros países, que visa limpar os oceanos e fazer a reciclagem do material recolhido do mar". O acadêmico Kauê Pelegrini, que recentemente apareceu no Programa Fantástico, juntamente com pesquisadores do Laboratório Polímeros da UCS, explicando como e porquê a Universidade está participando do projeto The Ocean Cleanup, idealizado por um jovem holandês aos 16 anos, visitou os estandes, trocou experiências sobre a pesquisa na carreira acadêmica e contou sobre como se sentiu quando soube através de uma professora do curso sobre um projeto que tinha como finalidade retirar a enorme quantidade de plástico que polui os oceanos. "Eu queria fazer parte daquilo e não hesitei em entrar em contato com eles e propor uma forma alternativa de atuarmos na reciclagem do material plástico retirado do mar. Minha abordagem deu certo e hoje o nosso Laboratório já faz parte do projeto".

O coordenador de pesquisa da UCS, professor Mauricio Silveira, parabenizou o CETEC pela iniciativa de propor esse tipo de atividade a seus alunos. "A pesquisa nos ajuda a compreender o mundo e os acontecimentos à luz do conhecimento já produzido pela humanidade. Também nos ajuda a compreender e acompanhar os avanços da Ciência e da Tecnologia. Ao exercitar nossa capacidade investigativa e criativa na escola, estamos também aprendendo a aprender, habilidade que nos será útil por toda a vida, independentemente do caminho acadêmico ou profissional que desejamos seguir".

A diretora do CETEC, professora Ana Cesa, acompanhou a visita às salas onde estavam expostos os trabalhos, juntamente com os professores da escola. "Ao realizarmos atividades como esta, nós aprendemos mais sobre o mundo, sobre as coisas e sobre as pessoas. Isso certamente irá nos transformar em pessoas melhores, mais preparadas para conviver, e mais dispostas a - como fez o Kauê - participar de projetos que possam melhorar o mundo em que vivemos".