BANCO DE PERUCAS DO HG JÁ É UM GRANDE SUCESSO

Doações vêm de todo o país. Venda de produtos arrecadou R$ 25 mil

Mais de 100 pessoas estiveram presentes, na última sexta-feira, para a solenidade de inauguração do Banco de Perucas do Hospital Geral de Caxias do Sul. A atividade fez parte da programação da Semana Rosa, que aconteceu de 1º a 10 de outubro com foco no câncer de mama e contou com oficinas de autoestima e beleza, palestras, entre outras atividades gratuitas.

Para a médica oncologista e idealizadora do Banco de Perucas do HG, Janaína Brollo, "o câncer de mama ocupa destaque mundial por ser a neoplasia maligna mais incidente na mulher e a maior causa de mortalidade por câncer no sexo feminino. Enfrentar o diagnóstico de câncer de mama não é uma tarefa fácil. Nós do Serviço de Oncologia do Hospital Geral entendemos que é imprescindível pontuar o quão importante é a autoestima e a valorização da feminilidade no processo do diagnóstico e durante o tratamento da doença. O Banco de Perucas é uma iniciativa que veio para acolher as pacientes e também desmistificar o câncer, auxiliando as próprias pacientes e familiares a encarar a doença".

Banco de Perucas é o primeiro da cidade e atende às pacientes do Hospital Geral, com o empréstimo de perucas e lenços às mulheres em tratamento oncológico. O Banco tem o apoio do grupo de voluntárias Amigas de Peito e Alma, formado por pacientes e ex-pacientes do HG. "Nós, as 'Amigas de Peito e Alma', juntamente com a equipe médica do HG, inauguramos o Banco de Perucas com o intuito de acolher as mulheres diagnosticadas com Câncer, e que passam pela perda do cabelo. Todas somos voluntárias e já passamos por esta difícil experiência e, por isso, sabemos da importância de um apoio carinhoso neste momento", comenta a voluntária Tatiana Dall'Agnol Ribeiro. Na oportunidade, o Grupo, juntamente com o Hospital, receberam valores arrecadados com a venda de bótons - produzidos pela Maria Santa e vendidos para todo o Brasil, e outros produtos, totalizando R$ 25 mil.

"O Hospital Geral se preocupa em desenvolver ações de atenção integral e humanizada no ambiente hospitalar, o Banco de Perucas vem ao encontro disso, é um serviço que, com certeza, contribui no tratamento das pacientes da oncologia", salienta o diretor geral do HG, Sandro de Freitas Junqueira.

Segundo as organizadoras da ação, o Banco já conta com mais de 2 mil cabelos doados, inclusive de diversas cidades do país. No dia 6 de outubro, na Escola São José, houve um grande mutirão de doação, oportunidade na qual foram doados mais de 500 cabelos. O Banco aceita cabelos a partir de 15 centímetros e oferece salão gratuito para realizar o corte, caso a doadora não tenha outro salão à disposição.

O Banco funciona nas segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h, no HG.