Rede de Olhares estreia no Canal Futura

Em setembro o camaleão da UCSTV leva nossas cores para a tela do Brasil.

Rede de Olhares estreia no Canal Futura

Há quatro anos um inusitado camaleão, experimental, ousado e multicolorido, nascia na tela da UCSTV, a tevê educativa da Universidade de Caxias do Sul. Agora, o camaleão do programa Rede de Olhares UCSTV vai poder ser visto em todo Brasil. No dia 2 de setembro, às 23h30min, o Rede de Olhares estreia no Canal Futura, em edições semanais, com abrangência nacional e sinal acessível a 94 milhões de telespectadores brasileiros.

Com este salto, o programa âncora da UCSTV passa a ter os olhares e a audiência de 46 milhões de pessoas que assistem regularmente ao Canal Futura - sendo dois milhões de educadores - conforme pesquisa Datafolha. O mote "Nossas cores na tela do Brasil", com o camaleão estilizado por referências visuais das culturas regional e nacional, passa a expressar o novo horizonte do projeto Rede de Olhares nas programações da UCSTV e do Canal Futura.

No dia 1º de setembro, véspera da estreia nacional do Rede de Olhares - Janela Futura, representantes do Canal Futura estarão em Caxias do Sul, na UCSTV, para celebrar a inédita migração de um programa de tevê regional para a programação de um canal nacional. "A essência do programa foi mantida nesta evolução do projeto; a tensão criativa, a dinâmica coletiva e a coragem são as mesmas, especialmente o modo de expressar nossas identidades fora e além dos padrões televisivos consolidados", conta o jornalista e diretor André Costantin, que esteve na origem do projeto e agora colabora na transformação do Rede de Olhares para a nova janela do Futura.

Além de continuar sendo visto e zapeado diariamente nas tevês da região, em seus horários e sintonias já tradicionais da UCSTV, o Rede Olhares - Janela Futura terá uma edição nacional inédita às quartas-feiras no Canal Futura, de 30 minutos de duração, com reprises às quartas, domingos e segundas (ver quadro de horários).

Camaleão - Rede de Olhares

O programa camaleão

Desde sua origem, em outubro de 2011, o Rede de Olhares é um programa aberto à diversidade de visões sobre temas provocadores, com plateia e conteúdos de vários formatos e linguagens. Nesse tempo no ar, o Rede de Olhares teve mais de 500 edições inéditas e levou 15 mil participantes ao estúdio da UCSTV - entre convidados e plateias.

O camaleão, símbolo do programa, traduz a multiplicidade de conteúdos e de identidades das equipes que compõem o Rede ao longo do tempo, e que se revezam desde a produção até a apresentação do programa. A diretora de programação da UCSTV, Adriana Antunes, destaca o trabalho de jornalismo coletivo, com o respeito à inteligência criativa de cada um.

"Somos uma equipe muito diferente entre si, mas essas diferenças ajudam nos desdobramentos dos temas, procurando sair do lugar comum, de acordo com a percepção da realidade de cada um", comenta Adriana.

Para a exibição nacional, já foram produzidos 8 episódios, com 30 minutos de duração. O título da edição de estreia é revelador da identidade camaleônica do projeto: Mudanças - do caminhão à alma. Outras edições do Rede de Olhares - Janela Futura, já gravadas, também mostram o espírito inquieto e a pegada temática do Rede de Olhares: Céu - nosso corpo celeste; Sem aplicativos - a vida como ela seria; Pátria Volante - o país do caminhão; Frio - nós, os subtropicais.

A exibição do programa em âmbito nacional é uma novidade nos 18 anos de existência da UCSTV e faz parte de um projeto de reorientação de toda a programação do canal regional. O diretor geral da UCSTV, Jacob Hoffmann, lembra que o programa surgiu com a proposta de mostrar a diversidade no seu aspecto mais amplo, com uma criação coletiva, contando com a participação de organizações, escolas públicas e particulares e da própria Universidade de Caxias do Sul. "Desde que o programa foi ao ar em outubro de 2011, ele chamou a atenção da audiência e também do Canal Futura. Foram muitas conversas e análises para chegarmos até aqui. É um momento de vibração e ao mesmo tempo de grande responsabilidade também", analisa o diretor.

O Canal Futura também celebra a estreia. Acácio Jacinto, responsável pela análise de projetos e relacionamento com as universidades do Canal Futura, afirma que é uma satisfação contar com o programa na grade nacional. "Sabemos que a UCS é muito representativa para a região pela excelência na educação e agora vamos poder mostrar um pedaço de Caxias do Sul e da região para todo o Brasil. Através da rede de TVs de universidades parceiras, podemos mostrar todos os sotaques do nosso país num grande mosaico cultural".

O camaleão na Serra e no Brasil

Rede de Olhares UCSTV (60min.)
Diariamente, ao vivo, pela UCSTV, para Caxias do Sul e toda a Serra Gaúcha.
Inéditos, de segunda a sexta, às 18h30min
Horários alternativos às 22h30min e 11h30min

Rede de Olhares Janela Futura (30min.)
Inéditos: Quarta - 23h30min
Alternativos: Quinta - 3h30min