Presidente da FUCS notifica Estado e Município sobre redução do atendimento no Hospital Geral

Devido à diminuição de repasses financeiros, medida passa a vigorar em 1º de setembro.

O presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), professor Ambrósio Luiz Bonalume, notificou os poderes públicos sobre a redução de 20% da capacidade de atendimento do Hospital Geral (HG), a partir de 1º de setembro. A decisão foi tomada pelo Conselho Diretor, na última segunda-feira, dia 27 de julho.

Em carta, o presidente da Fundação esclarece que, embora cumprindo as contratualizações do Sistema Único de Saúde (SUS), o valor recebido do Estado restringiu-se a R$ 2.581.920 por mês. Houve, desse modo, a exclusão do aporte mensal de R$ 500 mil, provenientes do Incentivo de Cofinanciamento da Assistência Hospitalar (IHOSP), subsídio que não foi incluído no orçamento estadual. Mesmo com a redução do repasse, o HG manteve plenamente suas atividades. Prova do esforço pela qualificação, a entidade obteve, em junho, o título de Hospital Acreditado Pleno, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Nos últimos sete meses, porém, a FUCS precisou arcar com uma despesa de R$ 3,5 milhões. A medida de redução no atendimento busca, assim, quitar um déficit que causaria sérias consequências a outras operações da Fundação, inclusive na área de educação. A decisão não atinge a qualidade dos serviços prestados e o restabelecimento da atual capacidade fica condicionada à retomada do aporte mensal de R$ 500 mil.